Pombinhos..amigos????


Apesar de simbolizarem a paz, os pombos domésticos (Columbia Lívia) são consideradas pragas urbanas, por serem hospedeiras de diversos organismos que prejudicam a saúde humana.

Os pombos domésticos, são oriundos da Europa por volta do século XVII e se adaptaram bem ao ambiente urbano, atingem a maturidade sexual com apenas 7 meses nidificando 2 filhotes por ano.

As principais doençãs são criptococose (micose profunda que pode gerar inflamação no cerébro e meninges), histosplasmose (infecção pulmonar causada por fungo) toxoplasmose (infecção celular que ataca vários orgãos ocasionada por protozoários) psitacose (dor de cabeça, febre alta e calafrios) dermatite e doenças que podem causar cegueira aborto e até a morte!!

Suas fezes são ácidas, corroem metais, descolorem pedras, apodrecem madeiras e danificam superficieis pintadas.

Como os pombos não podem ser mortos, o controle é feito apenas com repelência, isto é deve-se afastar e não matar, que podem ser feitos com cercas ou com gel repelente que apenas afasta os binchos e não os matam.


Postado por Marcelo Valeriano

3 comentários:

thais disse...

Tem uma coisa que eu não entendo: se a pomba não é animal silvestre (não é originária do Brasil), por que elas não podem ser mortas? Elas devem ser vistas como um problema de saúde pública, já que trazem tantas doenças graves.

Bernardo Campos disse...

Concordo com você Thais! Acho que nesse caso necessita de uma excessão para que ocorra o abate.
Mas ai entra novamente o caso clássico que ocorre no Brasil: As pessoas se preocupam com a formiguinha que passa e se esquecem de olhar para a manada de elefante".

Abraços.

Anônimo disse...

fiquei pensando no que a thais disse, eles não são animais de nossa região , então nao tem problema nenhum extermina-los, e uma boa ideia gostei
Sabe essa sua ideia pode amplamente usada, vou explicar como;
Tem uns turistas que vem pra minha cidade ( mongagua) e q so sabem sujar fazer bagunça desrespeitar as pessoas e a cidade quebram, correm estrupam roubam , vem mesmo pra acabar com a cidade ( acho eu com meus botoes que fazem mais mal a sociedade que as famigeradas pombas do mal), e segundo sua logica e ja que eles não edemicos desta região sera que nois não poderiamos , sei lá, exterminalos,logico que não seriam todos, apenas um numero suficiente para controlar a população desta praga terrivel
Parabens Thais sua ideia e muito boa

Postar um comentário