Garimpo e extração mineral na Amazônia

Além do impacto causado pela extradição de madeiras, queimadas e outras atividades irregulares na amazõnia, o extrativismo mineral também representa uma fonte de degradação ambiental.

A Amazonia possui uma série de riquezas mal exploradas economicamente. Metais como Ferro, Aluminio, Zinco,Nióbio e ouro estão presentes no sub-solo amazonico em larga quantidade. A retirada desses metais não ocasiona problema ao meio ambiente, o que ocasiona é a maneira como isso é retirado.

Um estudo publicado na Natural Resources Forum estima que são liberadas por ano 12 toneladas de mécurio na água. (Material esse, usado para purificação do ouro, e outros metais) por processo de Amalgamação Isso é extremamamente prejudicial aos rios, pois contamina a água, gruda nas escamas dos peixes, e os homens que comem peixe ingerem o mercurio também causando uma intoxicação crônica, contamia o solo, a margem do rio impedindo o plantio nessas terras.


Essa degradação acontece, porque a maioria dos garimpeiros que atuam diretamente na coleta do ouro, são trabalhadores braçais, com baixo grau de escolaridade. O trabalho no garimpo é extremamente desgastante fisica e emocionalmente, não há nenhuma assistência médica, há risco de desabamento dos morros. A violência e o uso de drogas são comuns nessa classe trabalhadora.


Só quem lucra com isso são os donos dos garimpos que usufruem da riqueza produzida em nossa floresta. Portanto, além da degradação do ambiente, das águas, dos peixes, etc, fica também a degradação dos nativos do lugar que sofrem e conhecem o poder do vil metal.


Postado por: Marcelo Valeriano






16 comentários:

Bernardo Campos disse...

E viva o lula!!! rs

Raully disse...

é, a questao do meio ambiente é visivel e temos que nos preocupar. mas a degradaçao que esses homens fazem com a natureza é irrizoria “pequena” em comparaçao com a vale. e essa questao de legalidade ai amigo é que ferra pois se paga com dinheiro a destruiçao em massa de km de terras devastadas pela senhora vale e por que nao citar os fazendeiro. so pra entender de que lado estou vou lhes falar. enquanto a mola forte for o dinheiro nós, nossos filhos, vao sofrer as concequencia. analise a questao: um colono so pode derrubar 6 linhas anual mais o fazendeiro licencia “paga” ao ibama ou sei lar a quem? 50 alqueiros e derruba 200 alqueiros so pra ter uma ideia o dinheiro pago, quando vai retornar essas matas devastadas. entao agora dar pra ter uma ideia os garimpeiroa acima citado abre uma cratera de 4 metrs quadrados e vai detido assim que é visto, ok estar inrregular mais a vale faz uma cava ceu aberto do tamanho a qual nao sei citar “tira uma serra de um canto e monta ela de outro “rejeito” mais pagou ? nao tem nada né ? essas nosas leis sao mesmo pros ricos entao ai estar minha opiniao…

Patty disse...

As pessoas tem q ter um pouco mais de senso no mercurio e na extracao para assim
termos um mundo melhor

Anônimo disse...

muito bom isso eu consegui faze meu trabalho

Gomes disse...

Se tratando de garimpeiro,acho q todos que acreditam nesse política ambiental está se enganando. Se o governo tivesse bom senso, apertaria as verbas que voa pelas cuécas e investiria em cultura para que os sobreviventes desta área (garimpeiros), usassem tecnologia. Me diga, qual apoio os governantes dão à esse povo?Ibama, PF é isso! E pior, eles não corrigem e nem ensinam nada e muitos ainda usam o poder para tomar dinheiros dos infelizes trabalhadores( que agridem o ambiente), graças aos incompetentes e maldosos políticos corrupitos!

Anônimo disse...

ue nao gostei e u um cú nosaco

Anônimo disse...

va toma no cu

Anônimo disse...

Muito Bom adorei essa pagina ...

Anônimo disse...

adorei essa pesquisa

Anônimo disse...

as pessoas deviam se consientizar.....

Anônimo disse...

axo ki esse assunto ta mto fracoooooooooooooooo.

Anônimo disse...

eer ne.... nem eer taawn ruinziin,, eer so pecimo :)

Anônimo disse...

tudo mentira,só essas coisas quem não tem conhecimento do que é o garimpo.

du valle disse...

siceramente,não acredito em tanta mentira sobre o garimpo.ja estive la,fui garimpeiro,e se puder volto.não creio em tanta destruição como muitos vem comentando,por pura teoria.

Anônimo disse...

Ja esta sendo desenvolvida tecnologias para extração de minerais extraidos do sub-solo.
Porem o investimento ou recursos financeiros para a fabricação destas ferramentas requer muita analise pois o retorno financeiro e retorno ao meio ambiente são muto grande pois soluciona o proplema de degradação e contaminação do solo e sub-solo devolvendo retorno altissimo na questão ambiental e financeira,por ser uma tecnologia de criação não posso dar maiores informações destas ferramentas,ma tenho certeza que solução já foi encontrada basta agora seguir com os projetos embora há muitos ineressados em adquiri-las tambem ha aqueles que espera para tira proveito das mesmas são os chamados LOBISTAS eles tornam as vezes a coisa muito cara para obter um lucro em cima do produto que não é deles.

Anônimo disse...

que texto chato hein mais quem quer fazer sexo comigo hein??

Postar um comentário