Queimadas: um problema ecológico e social

Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feita tanto por pequenos agricultores como por grileiros. Esse método de "limpeza" da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial. tanto para o ecossistema quanto para a própia produção agrícola.
Mas se elas são prejudiciais porque acabam acontecendo?? A Natureza grita te responde:

A principio o agricultor queima para resolver dois problemas:

1-acabar com as pragas e doenças que se espalham pela plantação e preparar a terra para o novo plantio;

2-já os invasores de terra, ou grileiros, fazem a queimada para se apossar ilegalmente da terra, acabando com a mata nativa, colocando gado ou mudas na area;

3-além disso nos canaviais a queimada é feita para facilitar a colheita.

No caso do agricultor, a queimada é feita por falta de conhecimento e ignorância, pois falta a orientação a ele. Nesse caso uma Rotação de Culturas seria a solução ideal para que o solo não sofra com apenas um tipo de plantio e para que nao se estrague o solo e as plantas.

No caso dos grileiros, o que falta é uma maior fiscalização e punição dos praticantes dessa pratica tão desonesta.

Vamos nos consientizar de que queimada não é a solução nem para o agricultor e nem para os grileiros. Nossas matas, florestas e campos já sofrem tanto com tudo que está acontecendo, vamos parar e nos consientizar. Cultura é tudo! Vamos dar isso aops nossos agricultores para que não ocorra mais esse tipo de coisa.

Postado por: Marcelo Valeriano.


6 comentários:

Raully disse...

Queimadas causam graves problemas respiratórios em idosos, crianças e adultos de todas as faixas etárias.O Ministério da Saúde e o do Meio Ambiente advertem "As queimadas queimam vidas!"

Murillo Gomes disse...

O ambiente é o nosso foco. Uma porta para quem quer denunciar e sugerir assuntos, reportagens e discussões sobre o tema. Nos posts, novidades na área, boas histórias e iniciativas de quem se preocupa com a causa e problemas da cidade, chamando a atenção da população para as questões ambientais. socorro!

Murillo Gomes disse...

Um probelam de QUEIMADA deve ser dirigido primeiramente para os BOMBEIROS. Estes apagam incendios, depois vira um problema de policia ou MP. Depois pode vir a ser um problema ambiental, da prefeitura caso a árvore queimada seja nativa. Logicamente que agora se deve pensar numa reposiçao, caso o exemplar tenha morrido. Uma árvore queimando, antes de ser um problema ambiental, é um problema de vandalismo e isto cabe a policia desvendar.

Patty disse...

A SITUAÇÃO É PIOR
acorda povo

Anônimo disse...

ex a questão o mundo pede socorro as pessoas precisa socorrer o mundo e ter consciencia do que praticar não diga não a essas violências.

quanquesenberry disse...

blue titanium cerakote | Titanium Art
Blue titanium cerakote titanium jewelry is a type of art in titanium hammers that is titanium a metal the artworks can be immersed in glass as joico titanium the natural setting, where you find a micro touch titanium trim where to buy color-based art

Postar um comentário